Calvície

CalvíciePerda de cabelo: Um guia completo

Nos homens, a calvície geralmente aparece por volta dos trinta anos. Mas é possível, claro, que este processo comece mais cedo ou mais tarde.

Alguns homens assumem sua calvície, e esta não apresenta nenhum problema em particular para eles. Mas isto não é o caso para todos. Para alguns deles, é um problema real que muitas vezes pode ser um complexo.

Fazer um implante capilar é uma solução, mas possui um custo elevado, pois não é reembolsado pela previdência social, além de requerer vários procedimentos cirúrgicos juntamente com seus riscos.

Quando a testosterona é convertida em dihidrotestosterona, os homens perdem cabelo ou eles se tornam extremamente finos no couro cabeludo, mas também na parte da frente da cabeça. A enzima 5-alfa-redutase que é a causa.

A perda de cabelo ou alopecia tem várias causas. Atinge homens e mulheres, com maior prevalência no primeiro grupo. Conhecer seu mecanismo, permite encontrar a solução para prevenir este fenômeno ou interromper seus efeitos.

Os diferentes tipos de Alopecia

A perda de cabelo ou alopecia é um fenômeno normal. Cada indivíduo perde cerca de 100 fios por dia. A idade de uma pessoa, alguns elementos ambientais também são responsáveis. No entanto, alguns perdem mais. Neste caso, é uma condição patológica, e é necessário compreender o mecanismo e as suas diversas manifestações.

Calvície

  • A alopecia é congênita quando um indivíduo nasce sem as raízes do cabelo ou quando eles são destruídos, impedindo qualquer possibilidade de crescimento.
  • A alopecia androgênica é uma calvície hereditária que afeta principalmente homens e é causada por um distúrbio hormonal ou um choque psicológico causado pela perda de um ente querido ou outros fatores. Isso resulta na perda progressiva de cabelo na testa, têmporas e na parte superior da cabeça. Ela geralmente ocorre no final da puberdade e acelera a partir dos trinta anos. No entanto, percebe-se que as mulheres são as mais afetadas por este tipo de calvície, que é caracterizada pela perda de cabelo na altura do meio da linha do couro cabeludo. As causas são as mesmas que para os homens.
  • A alopecia difusa é uma perda de cabelo visível em todo o couro cabeludo. Isto demonstra a existência de uma desordem do organismo. Este é por exemplo um caso que ocorre após o parto ou devido a um nível elevado de stress.
  • Quando a alopecia ocorre ao longo de uma área localizada do couro cabeludo, as suas origens são uma infecção causada por doença de pele ou a alopecia areata. Alguns tiques, como a tricotilomania, que é quando a pessoa arranca sistematicamente os fios de cabelo, também pode ser a causa.

Ciclo de vida do cabelo

Um fio de cabelo tem uma duração de vida de 4 a 6 anos em média, após ter seguido um ciclo de três fases. Sua queda, no fim da vida, pode ser explicada como um fenômeno perfeitamente natural.

life-cycle-of-a-hair

A primeira fase do ciclo de vida de um fio de cabelo: anágena

A fase anágena corresponde a uma fase de crescimento. Tem a duração de dois a quatro anos para os homens e seis anos para as mulheres. Caracteriza-se por um crescimento regular dos fios de cabelos e multiplicação ativa das células. A produção de queratina também é constante. O cabelo se incorpora no folículo piloso até a raiz, e está em plena vida. A fase anágena afeta 85% de todo o cabelo.

A segunda fase do ciclo de vida de um fio de cabelo: a fase catágena

A fase catágena é uma fase de regressão que dura normalmente de duas a três semanas. Ele refere-se a 1% do cabelo. Durante este período, os folículos pilosos afetados não produzem absolutamente nenhum cabelo. Aqueles que se encontram no folículo, elevam-se gradualmente para a superfície da epiderme, e ainda se grudam por algum tempo, até que a sua substituição seja feita.

A terceira fase do ciclo de vida de um fio de cabelo: a fase telógena

Esta fase corresponde à morte do cabelo e afeta 14% do couro cabeludo. Isto é, quando o cabelo é trazido para a superfície, durante a fase anterior, ele é ejetado do folículo piloso por um outro fio de cabelo já na fase anágena. Este fenômeno dura de dois a três meses, o tempo que o cabelo novo cria raiz suficiente no folículo.

O ciclo de três fases se renova de 25 a 30 vezes em média ao longo da vida. Cortar o cabelo não afeta a aceleração da fase anágena. O corte permite apenas livrar-se das pontas duplas, enquanto o novo crescimento começa nas raízes.

Perder até cem fios por dia não é alarmante, nem necessariamente tem relação com qualquer doença. Isto é simplesmente a fase telógena, uma das fases do ciclo cujas consequências são visíveis a olho nu.

Os tratamentos para Alopecia

São oferecidos tratamentos para pessoas com alopecia. Mas, para a prescrição adequada do tratamento, é preciso primeiro identificar a causa do fenômeno. Então é altamente aconselhável consultar um médico ou dermatologista e evitar o uso de produtos milagrosos oferecidos no mercado sem prescrição médica.

Em regra geral, quando os fatores responsáveis pela calvície são externos, tais como uma deficiência de vitamina, tomar certos medicamentos, como anticoagulantes ou anfetaminas, é mais fácil de tratar. Por outro lado, se os hormônios são a causa, o enxerto capilar associado a um tratamento medicamentoso podem ser recomendados pelo dermatologista.

Atualmente, existem diferentes categorias de transplantes capilares. Os avanços médicos e tecnológicos neste domínio permitem que os pacientes se beneficiem de resultados significativos e naturais. No entanto, o custo da operação ainda é elevada. A colocação de um implante capilar é uma alternativa mais barata, mas o risco de rejeição é ainda muito significativo.

propeciaO uso de peruca é uma alternativa para aqueles que não desejam tratamentos muito caros. Vários parâmetros devem, porém, ser considerados antes de comprar uma peruca para obter um aspecto mais natural possível. Felizmente, muitas melhorias foram feitas pelos fabricantes.

Quanto mais rápido você toma medidas nos estágios iniciais, maiores são suas chances de manter seus cabelos.

O agente ativo do Propecia é eficaz contra a perda de cabelo, porque ele inibe a atividade desta enzima. Se você tomá-lo regularmente e, a longo prazo, você vai obter resultados. Os muitos estudos realizados sobre este tratamento comprovam isto.

Se a calvície é um problema real para você, se você perde a confiança em si mesmo ou se você é muito complexado, não espere para tomar Propecia. São necessários alguns meses para que os resultados sejam visíveis. Então é melhor não perder tempo.

Fontes

Lost Password